Contribuições de Paulo Freire ao ensino superior.
Segunda, 23 de julho de 2018
Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, aborda os elementos de compreensão e conscientização da prática docente para a formação humana. Uma pedagogia que é fundamentada na ética, no respeito as diversidades e na autonomia do educando. Foi apresentado hoje, inicialmente, um documentário com a história de Paulo Freire e a influência dos seus pensamentos pedagógicos no processo de alfabetização, que foram reprimidos durante o regime militar, porém seu método foi retomado e exerce influência internacionalmente e nacionalmente até a atualidade. A educação freiriana tem como objetivo conscientizar os alunos, diversificar as fontes dos saberes e aproximar a prática docente com o contexto em que o aluno vive, onde as experiências aprendidas no ambiente escolar chegam até suas casas, repassando para os pais.
Assim como o livro “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”, a série de vídeos, apresentadas na aula, comenta sobre como Paulo Freire condenava a educação bancária, a exploração da força de trabalho e os golpes aos indefesos. Uma educação baseada no docente como sujeito e o discente como objeto, reflete em uma formação alienada. Freire criticava que ensinar não é transferir conhecimento, mas sim a possibilidade de criar ou produzi-lo. Seu método encontra-se com a ideia de que o ser é inacabado, em que tudo está em processo de transformação e interação, sendo importante a superação da curiosidade ingênua e produção da curiosidade epistemológica. A educação freiriana consiste no autoritarismo convertido em respeito e na humanização coincida com a ética, em que faz parte do diálogo entre aluno e professor a busca, indagação e pesquisa, sendo expressa em sua frase: “Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.”
Paulo Reglus Neves Freire (1921- 1997). Foto por Wikipédia.
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